Viagem para Foz do Iguaçu: de carro, cruzamos o Brasil

Viagem para Foz do Iguaçu: De carro cruzando o Brasil

Às 07:30h do dia 12 de novembro de 2013, saímos de Teresina, no Piauí, com destino a Foz do Iguaçu, no Paraná.

Inicialmente tomamos a BR 316 e seguimos debaixo de chuva de Lagoa do Piauí, a 38km de Teresina, até a cidade de Estaca Zero, ainda no Piauí.

Aqui, a chuva já havia passado quando então tomamos a direita seguindo a BR 343. Era 08:49h e já contávamos com 81km rodados.

Viagem para Foz do Iguaçu: De carro cruzando o Brasil
BR 343 - Piauí
Fizemos uma paradinha em Floriano-PI, para ver a Beira Rio do segundo maior rio nordestino e o primeiro maior genuinamente nordestino - o rio Parnaíba. Aqui já estávamos com 245km percorridos e o relógio marcava 10:44h

Viagem para Foz do Iguaçu: De carro cruzando o Brasil - Parnaíba-PI
Rio Parnaíba - Floriano, Piauí

Às 12:40h, com 356km rodados paramos na cidade de Itaueira-PI para almoçar na Pousada e Restaurante Vale do Itaueira.

Seguimos passando por Colônia do Gurguéia-PI e, em seguida, Cristino Castro-PI, a terra dos poços jorrantes. O relógio marcava 16:27h e já havíamos rodados 620km.

Passamos pela quarta maior cidade do Piauí - Bom Jesus. Aqui já estávamos na BR 135 e com 659km rodados. O relógio não parava e por do sol já se aproximava. Era 17:14h.

Já se aproximando da cidade de Corrente, no extremo sul piauiense, em cima de uma serra tomamos uma tempestade. Estávamos com 879km rodados e a noite já havia caído.

Em Formosa do Rio Preto, já no Estado da Bahia, paramos na Pousada Bahia para dormir. Era 22:07h e já havíamos percorridos quase 1.000km em um único dia.

No dia 13 de novembro de 2013, às 11:13h tomamos a BR 242, no Estado da Bahia. O computador de bordo marcava 1206km rodados.

Paramos às 13:26h na cidade de Roda Velha, na Bahia para almoçar. Esta cidade faz fronteira com o Estado de Goiás. Estávamos com 1327km rodados.

Assim, entramos no Estado de Goiás pela BR 020. Aqui voltamos a tomar forte chuva.

Nesta BR já estávamos com 1474km percorridos e o ponteiro acusava 15:10h.

Entramos no Distrito federal, rumo a Brasília. O relógio marcava 18:08h do dia 13 de setembro de 2013. No entanto, no DF o horário local era o de verão, portanto, uma hora adiantada (19:08h). Estávamos a esta altura com 1747km percorridos. Faltava cerca de 97km para chegar em Brasília-DF.

Enfim, chegamos à capital Federal - Brasília - e nos dirigmos à cidade do Novo Gama-GO (entorno de Brasília). O ponteiro passava sobre as 19:30h. No horário local (horário de verão) era 20:30h. Dormimos e passamos todo o dia 14 de novembro de 2013, uma quinta-feira, na cidade do Novo Gama-GO e do Gama-DF.

DE Teresina-PI até Novo Gama-GO percorremos 1850km.

No dia 15 de novembro de 2013, sexta-feira, às 10:42h (09:42h no Piauí) saímos da cidade do Novo Gama-GO, entorno de Brasília e tomamos a BR 040 sentido Luziânia-GO.

Paramos às 12:40h (11:40h no Piauí) para almoçar no Hotel e restaurante Sonho Verde, na BR 040. Aqui ficamos até às 14:10h (13:10 no Piauí) quando retornamos a estrada. Já estávamos a quase 2000km rodados.

Tomamos a BR 050 e paramos às 15:50h (14:50h no Piauí) na cidade de Catalão-GO, especificamente no catalão Shopping, um shopping bem pequenininho que, no dia, estava passando por reforma. Ficamos aqui até às 16:15h (15:15h no Piauí).

Às 17:02h (16:02h no Piauí), contávamos com 2170km de experiência! E para o nosso destino - Foz do Iguaçu-PR - faltava nada mais que 1249km! Aqui, avistávamos a placa indicativa do sentido das cidades de Uberaba, Uberlândia e São Paulo. Nós passaríamos por elas!

Às 17:06h (16:06 no Piauí), entramos no Estado de Minas Gerais e 2173km percorridos de pura experiência! A BR continuava sendo a 050. O km era o de número 6. O trecho era duplicado, mas sem pedágio.

Por falar em pedágio, até aqui havíamos percorrido boas estradas, e alguma delas até duplicadas, mas nada de pedágio!

Apesar do trecho inicial da BR 050, no Estado de Minas Gerais está duplicado, logo a frente nos deparamos com a estrada ainda em obras. Era um momento histórico; o momento de duplicação de uma importante rodovia brasileira!

Viagem para Foz do Iguaçu: De carro cruzando o Brasil - BR 050 - MG
Duplicação da BR 050 - Minas Gerais
Passamos sobre o rio Araquari, em Minas Gerais. Era um rio aparentemente pequeno, mas com uma bela paisagem.

Passamos por Uberlândia-MG por volta das 18:00h. E nos estendemos pelo Estado Minas Gerais e São Paulo por uma boa parte da noite do dia 15 de novembro de 2013.

Às 1:47h (00:47h no Piauí) do dia 16 de novembro de 2013, estávamos no Hotel Globo Rio, em São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo Na cidade, o tempo estava abafado e fazendo muito calor. A esta altura faltava cerca de 800 a 900km até Foz do Iguaçu.

Ás 8:32h (7:32 no Piauí) saímos da cidade de São José do Rio Preto-SP ela BR 153, a conhecida Transbrasiliana. Aqui, há a cobrança de pedágio. A esta altura estávamos com 2525km de pura experiência. Faltava 870km até Foz do Iguaçu, no Paraná.

Com 2554km percorridos pegamos uma forte chuva, na BR 153. O relógio já marcava 09:56 (08:56 no Piauí, isso porque paramos para abastecer e comprar algo para o lanche. A essa altura já havíamos passado por três pedágios, o que pagamos uma soma de R$ 9,90. No entanto, foram somente estes três pedágios no Estado. No Estado do Paraná, pagaríamos muito mais e por preços muito mais elevados.

Com 2711km de pura experiência, passamos da cidade de Marília-SP e já nos encontrávamos na Rodovia estadual São Paulo 333. A chuva já havia cessado e o relógio marcava 10:49h (09:49h no Piauí).

Às 12:14h (11:14h no Piauí) e 2824km percorridos atravessávamos a ponte que é a área fronteiriça entre o estado de São Paulo e o estado do Paraná. A chuva no local estava intensa.

Transitávamos na BR 323, há 2830km de andança quando pagamos o primeiro pedágio no Estado do Paraná: R$ 11,50 o valor do pedágio numa estrada que não era duplicada e com pouca sinalização.

Com a chuva já amenizada passamos a extensa ponte de 550m sobre o Rio Tibagi.

Com a chuva já cessada mas o céu intensamente nublado, paramos na cidade de Sertanópolis-PR para almoçar. A ceia do meio dia foi feita no Bahianos Restaurante, para provar que não esquecemos no Nordeste!

Retornamos à Rodovia às 13:46h (12:46h no Piaui). Faltava 535km para chegada em Foz do Iguaçu-PR

Às 19:34h (18:34h no Piauí), com o céu intensamente claro do dia 16 de novembro de 2013, percorríamos o Parque Nacional do Iguaçu, na BR 277. Já contávamos decididamente com 3310km de experiência sem igual. Faltava apenas 85km do nosso destino - Foz do Iguaçu-PR.

Enfim, às 20:30h (19:30h no Piauí), do dia dezesseis de novembro de dois mil e treze chegamos ao longínquo destino de Foz do Iguaçu, no extremo Oeste do Paraná. Contabilizamos concretamente 3393km percorridos de Norte a Sul!

Apesar de ser noite, o céu ainda estava bem iluminado pelo sol. Que esta iluminação seja mais uma confirmação de Deus em nossas vidas.

Para saber mais sobre o porquê de nossa viagem, bem como para onde formos e o que fizemos quando chegamos em Foz do Iguaçu, acesse Viagem para Foz do Iguaçu: do Nordeste ao Sul
COMPARTILHE

Viver na Fronteira

Acompanhe o blog Viver em Foz do Iguaçu e obtenha informações de como é viver em Foz do Iguaçu e na Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.