Uma Lua de Sangue em Foz do Iguaçu e um episódio celestial que só se verá novamente em 2033

Uma Lua de Sangue em Foz do Iguaçu e um episódio celestial que só se verá novamente em 2033

Uma Lua de Sangue em Foz do Iguaçu e um episódio celestial que só se verá novamente em 2033
Algumas etapas do Eclipse da Superlua de Sangue, em Foz do Iguaçu

Todos nós já sabemos: no último dia 27 de setembro de 2015 foi possível ver a partir de Foz do Iguaçu (bem como de uma considerável parte do planeta Terra) um raríssimo fenômeno astronômico de beleza celestial: o famoso, apreciado e aguardado Eclipse da Superlua Vermelha! Fenômeno este que deverá acontecer outra vez somente no ano de 2033. Felicidades até lá! (e depois também!)

Aqui em Foz o dia foi chuvoso, frio e nublado, portanto. Temeu-se muito que as nuvens não permitissem que observássemos com clareza o fenômeno astronômico. Mas, antenado nas previsões online, me senti seguro que contemplaríamos, nem que fosse por meio minuto, o Eclipse da Superlua Vermelha ou Superlua de Sangue.

Embora sabendo que a lua deveria aparecer em todos os cantos da cidade, bastando para isso apenas o tempo abrir, resolvi, ou melhor, resolvemos atender ao chamado do SpySky, um grupo de astronomia aqui de Foz do Iguaçu que em sua página do face, convidou cerca de 1.900 pessoas para se fazerem presente em um evento de observação a ser realizado no Terminal Turístico Três Lagoas (conhecido como Prainha do Três Lagoas).

Assim por volta das 22:30h saímos com destino à Prainha. Lá encontramos um pequeno grupo de pessoas que montavam ávidos seus telescópios. Estava frio, muito orvalhado e o céu com muitas nuvens. Vez por outra um pequeno espaço entre nuvens permitia a observação do astro em eclipse. Entramos na fila e fomos contemplar, a partir da visão de um telescópio, o eclipse lunar que outra oportunidade igual somente daqui a 18 anos!

Montamos nossos acessórios de filmagem: um tripé amador e uma Canon T3i com lente efs 18-55mm (não apropriada para tal filmagem, eu sei) e nos colocamos à espera numa fé inabalável de que tão logo o céu cederia espaço para a contemplação do eclipse.

Lá por volta das 00:30h as nuvens deram, enfim, uma trégua e a nossa fé aumentou mais ainda: o céu limpo nos permitiu observar um momento de pura beleza, o Eclipse da Superlua Vermelha.

Ficamos ali até quase 1:30h da manhã do dia 28 de setembro. A esta altura, muitos já haviam ido embora. Retornamos então para casa ciente de que cumprimos nossa missão: contribuir com participação nos grandes eventos da cidade e observar um dos maiores episódios celestiais possíveis de ser visto a olho nu aqui da nossa querida Terra!

No local, o grupo SpySky promoveu uma exposição de paisagens cósmicas e se dispôs a ajudar a todos que tinham dúvida sobre a utilização de telescópios e outros equipamentos do gênero. Findo aqui esta postagem convidando o grupo SpySky a promover mais eventos do tipo aqui em Foz do Iguaçu!

ASSISTA AO VÍDEO DO ECLIPSE:

ECLIPSE da SUPERLUA Vermelha Prainha Três Lagoas Foz do Iguaçu 27/09/15


Leia mais:
>> Tempo e Temperatura em Foz do Iguaçu no primeiro domingo de maio
>> Temperatura em Foz do Iguaçu: Prenúncio de um Outono bem frio
COMPARTILHE

Viver na Fronteira

Acompanhe o blog Viver em Foz do Iguaçu e obtenha informações de como é viver em Foz do Iguaçu e na Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

    COMENTE PELO BLOGGER
    COMENTE PELO FACEBOOK

0 comentários :

Postar um comentário