Vai pagar com quê? Real, Peso, Guarani, Dólar ou Euro?

Vai pagar com quê? Real, Peso, Guarani, Dólar ou Euro?
Vai pagar com quê? Real, Peso, Guarani, Dólar ou Euro?
Comanda com opção de pagamento em cinco moedas: Real, Dólar, Guarani, Peso argentino e Euro
Não há dúvida de que a cidade de Foz do Iguaçu guarda muitas particularidades, especialmente culturais. Mas hoje vou falar de uma que permeia também a economia.

Certo dia nos dirigimos ao último bairro do Brasil - a Vila Portes - localizado aqui mesmo em Foz. Lá, já bem próximo à Ponte da Amizade entre Brasil e Paraguai, paramos em um dos muitos pequenos comércios da região e compramos alguns apetrechos para o lar.

Não era um comércio cheio de variedades e era mesmo pequeno, mas de um bom atendimento. Compras feitas e chegou o momento de pagar a conta. Não! nenhum absurdo no valor cobrado, mas, por outro lado, uma surpresa na forma do pagamento à vista: estava alí impresso na comanda a possibilidade de pagamento em qualquer uma destas cinco moedas: real, peso argentino, guarani, dólar e euro!

Apesar de ter utilizado a palavra "surpresa", este fato não foi necessariamente surpresa para mim, visto que aqui na Tríplice Fronteira do Brasil, Paraguai e Argentina, já estamos habituados a receber comandas com valores explícitos em três ou quatro moedas diferentes.

O Paraguai, especialmente Ciudad del Este, é mestre em flexibilizar a forma de pagamento com outras moedas senão a moeda oficial do país, que é o Guarani. A Argentina, detidamente Puerto Iguazú, também o faz, mas somente na região turística. Por fim, o Brasil, que é mais fechado economicamente nesta parte, também abre os caixas para receber até cinco moedas como pagamento, mas isso se vê quase que somente na Vila Portes, em Foz.

Mas atente para os seguintes fatos:

1º. Nem todos os estabelecimentos comerciais que disponibilizam em suas comandas ou cupons fiscais valores em outras moedas, recebem pagamento com tais. Nesses casos, os valores servem apenas de base para estrangeiros.

2º. Dos três países da tríplice fronteira, o Brasil é o que mais inibe a aceitação de moedas estrangeiras como pagamento.

3º. A aceitação de moedas estrangeiras é mais provável nas regiões turísticas da tríplice fronteira.

As leis nacionais desses países tratam dessa questão.

Leia mais:
Conheça a nossa lista de Supermercados em Foz do Iguaçu
COMPARTILHE

Viver na Fronteira

Acompanhe o blog Viver em Foz do Iguaçu e obtenha informações de como é viver em Foz do Iguaçu e na Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

    COMENTE PELO BLOGGER
    COMENTE PELO FACEBOOK

0 comentários :

Postar um comentário