Tempo e temperatura em Foz do Iguaçu: Que calorzão nesse início de 2016!


Tempo e temperarura em Foz do Iguaçu: Que calorzão!

Tempo e temperatura em Foz do Iguaçu: Que calorzão nesse início de 2016
Altas temperaturas em Foz do Iguaçu 

Na minha terra faz calor, isso é fato. Fato também é ouvir sudestinos e sulistas exclamarem que nunca viram (ou sentiram) calor igual ao do Nordeste. Hoje eu sei que quando falavam isto eles estavam só blefando, pois fato também é ao observar estes dois primeiros meses - janeiro e fevereiro - de 2016 em Foz do Iguaçu e afirmar sem hesitar: "que calorzão!", ou como dizem por aqui "que calorão!". O suor surge já na cabeça, entre os cabelos, desce pelo pescoço e faz a festa no restante do corpo. Mas que venha mesmo o sol, porque o sol é vida!

Embora os primeiros ventos e chuva de 2016 tenham dado as caras na cidade, a temperatura e o tempo em Foz do Iguaçu tem sido responsável por aquele "calor humano", sabe? Mas, não é de assustar tanto assim, mesmo tendo a ciência de que aquele ditado popular "quando não é 8 é 80" cabe certinho por aqui, isso porque trocando em miúdos quando não dá 4 graus, dá 40! Porém o susto não é tão grande porque estamos em pleno verão, e nesta estação o Sul torra!

O tempo e a temperatura em Foz nestas condições muda consideravelmente os hábitos dos iguaçuenses: é neste momento que as praias artificiais, a exemplo da Prainha do Três Lagoas, iniciam suas temporadas e se enchem de banhistas ávidos por água, por um refresco mesmo que momentaneamente. A água, o suco, o tererê e, para alguns o refrigerante, passam a ser obrigatórios ao longo dos dias.

É também neste período que ficamos mais expostos ao sol e por um tempo ainda maior, isso porque além do fato geográfico de ter o verão dias mais longos e noites mais curtas, temos o horário de verão que no decorrer de tal o solzão, ou o solão como fala os iguaçuenses pode se pôr quase às 9 horas da noite!

A foto com as imagens que ilustra o início desse post foram capturadas por mim a partir de um aplicativo no smartphone. Atente para as temperaturas e horários do dia. Observe que a menor temperatura apresentada na última imagem foi de 35ºC, e registrada às 8:15 da noite. Mas vale frisar que estas não foram as mínimas e as máximas registradas em Foz ao longo desses dois meses. Outro fator que deve ser levado em conta é a sensação térmica, pois pode estar fazendo 35 graus mas com sensação de 40ºC!

Leia mais:
Tempo e Temperatura em Foz do Iguaçu: Tornado passa a 157 km de Foz
COMPARTILHE

Viver na Fronteira

Acompanhe o blog Viver em Foz do Iguaçu e obtenha informações de como é viver em Foz do Iguaçu e na Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

    COMENTE PELO BLOGGER
    COMENTE PELO FACEBOOK

0 comentários :

Postar um comentário