Você sabia que Pão é uma especiaria em Foz do Iguaçu?

Você sabia que Pão é uma especiaria em Foz do Iguaçu?
Você sabia que Pão é uma especiaria em Foz do Iguaçu
Pão 'caseirinho', uma especiaria em Foz do Iguaçu

O Pão é a base do café da manhã em Foz do Iguaçu. Só por este fato, já teríamos motivo suficiente para ter esse alimento por um preço relativamente barato. Só que não! Na verdade, é relativamente caro! Por aqui a Lei da Oferta e da Procura anda meio desregulada: não existe uma demanda que supere a oferta para que se justifique o preço mais alto, mesmo considerando que o pão é altamente demandado pelos iguaçuenses.

Além disso, outro fato que observo é a pouca variedade de pão. Nas padarias, o que predomina é o pão francês: por exemplo, basta você pedir 5 pães sem especificar, e aguardar que a atendente te dará 5 pães francês! Mas além deste há o pão 'caseirinho', como é chamado por aqui aquele pão de massa mais fina, como os da foto acima.

Só por estes dois fatos, concluo que em Foz do Iguaçu, pão é tido como uma especiaria. As especiarias eram assim chamadas durante os séculos XV e XVI por terem sido produtos de luxo e difíceis de serem produzidos. Em Foz não há nada disso, mas o pão é uma especiaria pelo preço que se cobra e pela pouca variedade que se tem.

Hoje, fui comprar o tal 'caseirinho', muito difícil de encontrar, e me assustei pelo que tive de pagar por dez unidades do bichinho: 8 reais e 69 centavos! O Kg dessa especiaria custa R$ 11,90 no local onde comprei, porém esse preço varia entre estabelecimentos.

Gosto bastante de pão. Lembro que quando criança e morando em Teresina, comprava tanto pão que o proprietário da padaria me vendia por preço de revenda! Outrossim, é que eu me debruçava sobre as variedades infinitas desse alimento nas panificadoras da cidade. Porém, tem sido um 'drama doloroso' conviver com a ideia de pão especiaria... 

Aqui vais um apelo: Foz do Iguaçu, além do francês produza variedades de pães e os coloque todos os dias e em todos os horários na vitrine disponíveis para nós aficcionados em pão! (Bom, acho que agora vai dar certo! rsrs)

Leia mais:
Tá caro pra chuchu; Vê se pode Foz do Iguaçu!
COMPARTILHE

Viver na Fronteira

Acompanhe o blog Viver em Foz do Iguaçu e obtenha informações de como é viver em Foz do Iguaçu e na Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

    COMENTE PELO BLOGGER
    COMENTE PELO FACEBOOK

0 comentários :

Postar um comentário