Preciso tomar vacina contra febre amarela para entrar em Ciudad del Este no Paraguai?

Preciso tomar vacina contra febre amarela para entra em Ciudad del Este no Paraguai?

Preciso tomar vacina contra febre amarela para entrar em Ciudad del Este no Paraguai
Aduana Paraguaia na Ponte da Amizade

Como já é sabido para algumas pessoas, o Paraguai passou a exigir desde 1º de fevereiro de 2018 o Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela.

A apresentação dessa carteira vale para quem entra ou sai do Paraguai. Então, isso significa que a regra vale para brasileiros e paraguaios.

Mas a questão é: Preciso tomar vacina contra febre amarela para entrar em Ciudad del Este no Paraguai?

A resposta é SIM e também é NÃO. Vou explicar:

Se você estiver vindo de ou indo para São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo ou Bahia (que são as áreas de maior risco da febre amarela) e se apresentar voluntariamente no posto de imigração, que é a Aduana Paraguaia da Ponte da Amizade, então eles vão te exigir o Certificado.

Agora, se você não se apresentar e ficar apenas em Ciudad del Este, eles nem saberão para onde você vai ou de onde está vindo, e obviamente não te cobrarão nada.


Mas qual é a regra oficial?


O documento paraguaio que exige o certificado diz que este é necessário apenas para as pessoas que vão além de Ciudad del Este, no Paraguai.

Na Aduana Paraguaia da Ponte da Amizade (entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este) o trâmite fronteiriço é voluntário. Você se apresenta para entrada ou saída do país só se quiser.

Leia mais:

Quais documentos são necessários para entrar no Paraguai?
COMPARTILHE

Viver na Fronteira

Acompanhe o blog Viver em Foz do Iguaçu e obtenha informações de como é viver em Foz do Iguaçu e na Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :