Preciso tomar vacina contra febre amarela para entra em Ciudad del Este no Paraguai?
Aduana Paraguaia na Ponte da Amizade |
Como já é sabido para algumas pessoas, o Paraguai passou a exigir desde 1º de fevereiro de 2018 o Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela.
A apresentação dessa carteira vale para quem entra ou sai do Paraguai. Então, isso significa que a regra vale para brasileiros e paraguaios.
Mas a questão é: Preciso tomar vacina contra febre amarela para entrar em Ciudad del Este no Paraguai?
A resposta é SIM e também é NÃO. Vou explicar:
Se você estiver vindo de ou indo para São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo ou Bahia (que são as áreas de maior risco da febre amarela) e se apresentar voluntariamente no posto de imigração, que é a Aduana Paraguaia da Ponte da Amizade, então eles vão te exigir o Certificado.
Agora, se você não se apresentar e ficar apenas em Ciudad del Este, eles nem saberão para onde você vai ou de onde está vindo, e obviamente não te cobrarão nada.
Mas qual é a regra oficial?
O documento paraguaio que exige o certificado diz que este é necessário apenas para as pessoas que vão além de Ciudad del Este, no Paraguai.
Na Aduana Paraguaia da Ponte da Amizade (entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este) o trâmite fronteiriço é voluntário. Você se apresenta para entrada ou saída do país só se quiser.
Leia mais:
Quais documentos são necessários para entrar no Paraguai?
Ainda está assim?
ResponderExcluir