Temperatura em Foz do Iguaçu: Prenúncio de um Outono bem frio

Temperatura em Foz do Iguaçu: 

Prenúncio de um Outono bem frio

Temperatura em Foz do Iguaçu: Prenúncio de um Outono bem frio
Névoa tomando conta de uma grameira

Hoje, 31 de março, último dia do mês em que se iniciou o Outono, a cidade de Foz do Iguaçu dá os seus primeiros sinais do que está por vir. Falando mais especificamente de clima e tempo, a cidade amanheceu envolvida em névoa, ou como muitos chamam: debaixo de uma forte, branca e intensa neblina. Assim, a temperatura em Foz do Iguaçu já começa a cair.
 

Aquele fator meteorológico (a névoa) deve ser o prenúncio de um ano mais frio quando comparado a 2013 e 2014. Especialmente o frio deve se alastrar durante todo o Outono e Inverno que se estendem do mês de Março até Agosto, e a temperatura em Foz do Iguaçu deixará o tempo muito agradável. Nas duas estações, o frio intenso toma conta da cidade de Foz do Iguaçu, bem como da região fronteiriça Brasil, Argentina e Paraguai.

É nesse período que, historicamente, se registra as menores temperaturas do ano. Para exemplificar, há registros no INMET - instituto nacional de Meteorologia - de temperaturas negativas, algo do tipo -4,2 °C! Isso ocorreu no longínquo ano de 1975, no mês de Julho, inverno, portanto.

Durante todo o período dessas duas estações climáticas, as manhãs são sempre recheadas com essas névoas que tão logo os raios solares, mesmo com intensidade reduzida, se espalhem pela cidade, se dissipa e o tempo se abre, como é falado popularmente.

Nessas manhãs de neblina, os veículos são como que obrigados a andar com os faróis acesos, visto que a visibilidade por parte de motoristas e transeuntes podem estar comprometida. As luzes de postes públicos também permanecem acesas. Esse comportamento também observo durante os dias ou momentos muito nublados.

A névoa intensa dessas manhãs de outono e inverno podem molhar. Digo por experiência própria. Claro que se torna mais notório a possibilidade de molhar quando andamos de moto. Em minhas andanças na motoca, pude sentir o frio e o molhadeiro. Nesse caso, nada que uma capa de chuva não resolva.


Temperatura em Foz do Iguaçu: Prenúncio de um Outono bem frio
Névoa sobre prédios
Nesse período de frio, a cidade de Foz do Iguaçu, bem como as cidades irmãs de Puerto Iguazu (Argentina) e de Ciudad Del Est (paraguai) se enchem de roupas e semelhantes específicos para o frio. Os preços de tais itens, obviamente, aumentam, mas nada que se torne impossível de adquiri-los.

É também durante este frio intenso que problemas respiratórios, geralmente gripes, resfriados e inflamações da garganta se tornam a queixa frequente da população, mas nada que remédios convencionais e/ou caseiros não cure. Vale lembrar que remédios caseiros não é o forte na cidade. Esse tipo de tratamento (com remédios caseiros e naturais) é mais utilizado na região Norte e Nordeste do Brasil.

Como prevenção desses problemas, vale uma dica para motoqueiros: usar o capuz no rosto, visto que o frio e o vento realmente são intensos. Afinal não é somente a névoa, a temperatura em Foz do Iguaçu tende a congelar nessa época. Quanto ao capuz, o lado ruim é que tal acessório incomoda um pouco.

Pretendo, num futuro bem próximo, escrever um artigo sobre o Clima da cidade de Foz do Iguaçu, bem como de suas irmãs argentina e paraguaia, e aproveitar a oportunidade e dar algumas dicas de vivência. Então vale muito à pena acompanhar o blog para não perder nada.

Não deixe de ler:

Hora de comer! Conheça os maiores Supermercados em Foz do Iguaçu
A nossa procura de 10 dias por imóveis em Foz do Iguaçu
Conheça a nossa lista de Imobiliárias em Foz do Iguaçu
COMPARTILHE

Viver na Fronteira

Acompanhe o blog Viver em Foz do Iguaçu e obtenha informações de como é viver em Foz do Iguaçu e na Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

    COMENTE PELO BLOGGER
    COMENTE PELO FACEBOOK

0 comentários :

Postar um comentário