Você sabe onde o Paraguai fala português?

Você sabe onde o Paraguai fala português?
Paraguai fala português ciudad del este
Fronteira Brasil-Paraguai - Ponte Internacional da Amizade, lado paraguaio, em 15 de setembro de 2015
Quando cheguei em Foz do Iguaçu (leia isso se não souber onde fica esta cidade, como também leia aqui para saber de onde eu vir), reservei um dia para ir ao Paraguai. Não importava se para comprar ou somente olhar, eu queria mesmo era conhecer esse tão comentado país, a cultura, ver e ouvir o povo falando espanhol e guarani, e se relacionando econômica e profissionalmente de acordo com seus costumes.

O dia reservado chegou e atravessei a pé a Ponte Internacional da Amizade que une Brasil-Paraguai (veja este vídeo em que atravesso a pé a referida ponte). Já no percurso desta, observei fisionomias distintas que faziam sentir a cultura paraguaia.

Ao descer a Ponte, e pisar oficialmente em solo estrangeiro, fui assediado por dezenas de pessoas que de forma incessante e insistentemente se dirigiam a mim ao mesmo tempo com estas palavras e expressões:

Amigo, quê procuras? Eletrônicos? Perfumes... 3 meias por dez reais, vai levar? quatro meias, cinco... seis... sete... oito... nove... dez...(chegou a 15 meias!). Eletrônicos da Sony; produto original; posso deixar para você no hotel; Tá procurando celular, games...? Quê procura; Quê deseja?

Enfim, era um mar de pessoas e palavras. Embora fossem providas de fisionomias paraguaias, as palavras eram portuguesas. E assim foi por toda a minha visita em Ciudad del Este, no Paraguai: cada loja que eu entrava, os vendedores me recepcionavam com um português de sotaque gringo. Os camelôs falavam fluentemente nosso bom português. Até os chineses e coreanos que na cidade se instalaram, falavam no idioma brasileiro.

Não havia um só lugar que a relação econômica, pessoal e profissional não fosse feita em português. Ciudad del Este respirava, vendia, comia e falava em português.

E é assim até os dias de hoje. O forte comércio em Ciudad del Este, no Paraguai, foi feito para os brasileiros. Por isso, os paraguaios viram a necessidade de aprender nosso idioma. Essa aprendizagem não foi difícil: milhões de brasileiros que chegavam (e chegam) à Ciudad del Este para comprar mudaram grandiosamente a vida dos paraguaios que passaram a ouvir mais o português que as suas duas línguas oficiais - o espanhol e o guarani!

Portanto, é em Ciudad del Este onde o Paraguai fala português!

Leia mais:

Quais documentos são necessários para entrar no Paraguai?
COMPARTILHE

Viver na Fronteira

Acompanhe o blog Viver em Foz do Iguaçu e obtenha informações de como é viver em Foz do Iguaçu e na Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

    COMENTE PELO BLOGGER
    COMENTE PELO FACEBOOK

0 comentários :

Postar um comentário