Em Foz do Iguaçu, "Vizinho" é um desconhecido!

Em Foz do Iguaçu, vizinho é um desconhecido

Em Foz do Iguaçu, Vizinho é um desconhecido
Casas vizinhas e coladas em Foz do Iguaçu
Não se espante se ao chegar em um comércio aqui em Foz do Iguaçu e o atendente se dirigir a você com a expressão: "O que você deseja "vizinho"? De igual forma não se aperreie se numa fila de banco, por exemplo, alguém se dirigir a você o chamando de "vizinho"!

Enfim, não se assuste e permaneça tranquilo quando em diferentes situações do dia a dia alguém utilizar, figuradamente a palavra "vizinho" se referindo à você.

Aqui em Foz do Iguaçu. tomou-se por hábito, portanto cultural, se referir a algum desconhecido : a palavra "vizinho". Seria, portanto, um aposto cultural (esse tipo de aposto eu inventei agora, viu?): "Vizinho, o que desejas?"

Note que neste sentido a palavra aposta toma-se de um significado um pouquinho diferente do real, isto porque, embora vizinho seja aquele que está ao lado, mas quase que necessariamente nós conhecemos tal vizinho, nem que seja somente "de vista".

Da forma figurada aqui utilizada, "vizinho" é aquele desconhecido. Portanto, usualmente as pessoas empregam esta palavra em situações em que a relação pessoal é momentânea e sem pretensão de amizade e conhecimento.

Mas, e no sentido real da palavra, esta é utilizada?

- Sim. Vizinho aqui em Foz é também aquele conhecido (que mora ao seu lado), como também é aquele desconhecido (que você nunca o viu antes e não faz a mínima ideia onde ele mora!). 

Leia mais:
Queria ovo branco, mas só há caipira!
COMPARTILHE

Viver na Fronteira

Acompanhe o blog Viver em Foz do Iguaçu e obtenha informações de como é viver em Foz do Iguaçu e na Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai.

    COMENTE PELO BLOGGER
    COMENTE PELO FACEBOOK

0 comentários :

Postar um comentário